quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

2016 - o melhor ano de sempre!

O melhor ano da tua vida começa neste momento... 


Temos o terrível hábito de esperar pelo dia 31 de Dezembro, às vezes quase até à meia-noite para fazer 12 resoluções de Ano Novo que, naquele momento, dizemos que irão alterar completamente o curso da nossa história no ano que inicia.
Desculpem a sinceridade tão próxima da data, mas que monte de tangas! 
O melhor ano da tua vida é este, o melhor mês é este, o melhor dia é este e o melhor momento é AGORA! Porque esperar que um ano termine com esperança que no próximo ano sejamos capazes de fazer tudo o que pensamos que não conseguimos fazer agora ou não queremos, é pura idiotice!
O futuro não muda se tu não quiseres! Tu não mudas se tu não quiseres! E nada muda enquanto tu não puseres mãos à obra!

Tenho o maior respeito pelas pessoas que acreditam em Deus (num, vários, diferentes,...) mas Deus não vai fazer o teu trabalho. Deus tem mais do que fazer, tem mais com que se preocupar, do que em colocar em frente dos teus olhos o que tu queres atingir... portanto, se é uma questão de estares à espera de um milagre, o que te parece se criares tu esse milagre?

Portanto, cá vai a minha proposta, mesmo antes de dares entrada naquele que pode ser O MELHOR ANO DA TUA VIDA (até ao próximo):

Define 3 MEGA objectivos que queres atingir em 2016. Não definas mais de 3, porque estes te mantêm concentrado e focado.
Mas, espera, sabes o que são objectivos? Sim? Mesmo??? Melhor relembrar para o champanhe não fazer esquecer... 


Deixa-me dar-te uns exemplos. Se disseres que o teu objectivo é ser feliz, isso não é um objectivo, é quanto muito um sonho. Para o transformares num objectivo, terias de:
  • definir o que é para ti ser feliz: ter 1 carro, uma casa, casar e ter 2 filhos? ou é preciso que seja 1 carro específico? será escrever 5 livros? ou conhecer o mundo?
  • terias de colocar uma forma de o medir: a felicidade é atingida quando conseguires tudo o que te faz feliz, ou se atingires apenas 50% já és feliz?
  • se para ti ser feliz é conheceres plutão, o objectivo terá muito poucas hipóteses de se realizar, portanto não é alcançável. Tens de garantir que é algo que consegues efectivamente atingir
  • tem de ser MUITO IMPORTANTE para ti, pois só assim terás vontade para fazer o esforço de o atingires
  • e claro, terás de definir um limite, seja temporal (até Dezembro de 2020), um rácio (serás feliz se atingires 1/3 do objectivo), ou uma frequência (serás feliz se viajares pelo menos 3 vezes por ano).

Mas isso é tudo muito bonito... só que não chega escrever no papel... há que pôr mãos à obra e dar o pontapé de saída. Cá vão algumas propostas:
  • Escreve numa folha A3 ou A4 em letras bem grandes os teus 3 objectivos e espalha-os pela casa, coloca na tua agenda, junto ao teu computador, no teu telemóvel, na tua casa-de-banho, no teu quarto... isso ajuda-te a manteres o foco
  • Define para cada objectivos as tarefas que tens de realizar para atingires esses objectivos e coloca-lhes prazos
  • Acompanha a evolução dos teus objectivos todas as semanas - estás mais perto ou mais longe? cumpriste as tarefas que tinhas definido? os teus objectivos mantêm-se ou alteraram-se?

Deixo-te aqui umas ferramentas que te ajudarão no processo... basta imprimires e escreveres... e depois, mãos à obra para começar o ano da melhor maneira! 


 


Faz o download destas folhas aqui em baixo:

E pronto, por este ano é tudo... 
Excelentes entradas, muita diversão e que 2016 seja o MELHOR ANO DA TUA VIDA!

Até já.
Encontramo-nos em 2016... 

M@rta

Sem comentários:

Enviar um comentário