quinta-feira, 12 de maio de 2016

Sabes o que é e para que serve uma Bucket List?

Já ouviste falar numa Bucket List?

Sabes para que serve?

Tens alguma?


Bucket List (traduzido à letra, "lista balde") é o nome inglês dado a uma lista de coisas que queres fazer antes de morreres.  

Imagina agora tu de onde vem esta lista?

Pois é... da súbita percepção no final da tua vida de que passaste a vida sem fazer aquilo que querias para apenas fazeres aquilo que era esperado de ti! Basicamente que sobreviveste... não viveste realmente!

E quando é que essa percepção surge?

Acertaste de novo... quando alguém te avisa que vais morrer! Quando tens uma data de fim... 
Agora sejamos sinceros. Estamos aqui apenas nós 2... eu e tu! E vou fazer-te a pergunta do Euromilhões: 


PRECISAS MESMO DE UMA DATA DE VALIDADE PARA COMEÇARES EFECTIVAMENTE A VIVER???

Quantas vezes te perguntaram qual é o teu sonho?


Quantas vezes te apercebeste que o sonho que estavas a perseguir era na realidade uma necessidade (algo que tinhas de fazer) e não um desejo (algo que querias mesmo fazer)? 


Actualmente as bucket lists já servem para tudo mais um par de botas. Dou-te alguns exemplos:- Lista de coisas que quero fazer em 2016- Lista de países que quero visitar- Lista de coisas que tenho de fazer antes de ser mãe/pai- ...

Curiosamente, fiz a minha primeira Bucket List a 1 de Agosto de 2016. Nela estão incluídas 40 desejos que pretendo realizar até ao final da minha vida... encontro lá coisas minúsculas e outras gigantescas, umas gratuitas e outras caríssimas, umas já consegui realizar e outras ainda vêem a caminho.Ler a minha Bucket List enche-me de orgulho por tudo o que já consegui em tão pouco tempo e, ao mesmo tempo, deixa-me ansiosa por tudo o que ainda está para vir.

Faço este mesmo exercício com todos os meus clientes de Coaching. Esta ferramenta ajuda a ver sonhos que inicialmente seriam impensáveis. Porque passamos os nossos dias focados no "must" (dever) e não no "want" (querer), esquecemo-nos de tudo o que queríamos ser e fazer quando éramos crianças.

Como utilizo esta ferramenta
A bucket list é uma excelente ferramenta para iniciar um processo de descoberta pessoal. Isto porque nos permite iniciarmos naquilo que é real e pragmático para nós actualmente e seguir por um caminho que há muito não fazíamos: o de sonhar!

O processo passa pelas seguintes fases:
  • Definição de 10 sonhos -  os primeiros 10 sonhos são fáceis. São aqueles que geralmente são impostos pela sociedade: constituir família, ter um bom carro, acabar de pagar a casa, ...
  • Os sonhos de infância - depois dos 10 sonhos, vamos lá sair da caixa social onde nos colocaram e vamos ser crianças outra vez. Escreve 10 a 20 sonhos que tinhas em criança por mais loucos que sejam: ser um actor de telenovelas, viajar à Lua, ser bombeiro, ser bailarina, subir o monte Evereste, dormir ao relento com vista para as estrelas, ...
  • Os sonhos reais - os sonhos reais são aqueles que no presente nos fazem sentir realizados. São geralmente sonhos que nem nos atrevemos a sonhar por os considerarmos tão impossíveis de concretizar. São também sonhos loucos e nem sempre socialmente aceites: ter o próximo negócio, poupar para dar a volta ao mundo, fugir para casar em Las Vegas, largar o emprego para te dedicares à agricultura, andar no Oriente Express, tocar numa banda de rock, ir atrás do teu clube de futebol para todo o lado, enveredares por uma vida celibatária,... 
No total, tenta ter 40 ou mais ideias... isso permitirá ao teu cérebro detectar ideias loucas que geralmente não chegam ao teu consciente. 

Mas o que é realmente importante nas Bucket Lists é a ACÇÃO! 
Teres uma lista de coisas que queres fazer colada na parede apenas com efeitos decorativos é uma extraordinária perda de tempo e de paciência.

Portanto, está na hora de escolheres 1 sonho e começares a criar objectivos (
descobre mais sobre criares objectivos SMART neste meu post) e passos a dar na busca desse sonho. Por muito difícil que pareça concretizar um sonho, ao dividires em objectivos mais pequenos, e por sua vez em tarefas, permite-te ires dando passo atrás de passo até atingires o que mais desejas. 

Procura criar tarefas semanais para manteres o foco na acção e, muito importante, celebra da melhor forma possível cada passo que deres.

E, para terminar, partilho contigo o trailer do filme Bucket List, que aconselho a todos os meus clientes.




Até já e boa Bucket List,
M@rta




Sem comentários:

Enviar um comentário